Home AGRICULTURA GRÃOS Portal reúne pesquisadores de diversos países para manejo da lagarta militar

Portal reúne pesquisadores de diversos países para manejo da lagarta militar

Portal reúne pesquisadores de diversos países para manejo da lagarta militar
0
0

Pesquisadores, extensionistas e técnicos agrícolas de diferentes países e áreas de atuação se unem em um portal de troca de informações para impulsionar pesquisas sobre o manejo da lagarta-do-cartucho-do-milho, também conhecida como lagarta militar. A praga, cujo nome científico é Spodoptera frugiperda, causa grandes prejuízos devido seu potencial de reprodução.

A lagarta militar se alimenta de plantas cultivadas e não cultivadas, incluindo culturas como milho, algodão e soja. Além disso, medidas de controle mais comuns como agroquímicos e uso de plantas transgênicas vêm se tornando pouco eficientes devido aos casos de resistência.

O professor José Roberto Postali Parra e o pesquisador do Laboratório de Biologia de Insetos Aloisio Coelho Jr., ambos do departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) estão engajados nesta iniciativa desde sua fase de planejamento.

Além de servir como uma ferramenta para troca rápida de informações, o portal pretende evitar que o mesmo tipo de pesquisa seja realizada. “Como a praga invadiu a pouco tempo a África, Ásia e Oceania, pouco se sabe sobre sua atuação nestes locais, assim pretende-se informar de forma mais rápida os entomologistas e técnicos destes continentes, usando como exemplo trabalhos já realizados principalmente aqui no continente Americano”, disse o pesquisador Aloisio Coelho Jr.

Segundo o pesquisador, existe uma grande expectativa na utilização do controle biológico para conter este problema, principalmente com o uso de parasitoides, como Trichogramma spp. e Telenomus remus, e micro-organismos, como Baculovírus.

Para fazer parte do portal, escrevendo notas, descrevendo experiências, entre outros, basta se registar em faw.researchcollaborationportal.org.

Portal

O Portal é uma iniciativa liderada pelo “Centre for Agriculture and Bioscience International”- CABI. Além do professor Parra e do pesquisador Aloisio. (Esalq/USP), fazem parte do “comitê diretor” pesquisadores e professores do Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO/ONU) da Itália; United States Department of Agriculture (USDA-ARS) dos EUA; International Maize and Wheat Improvement Center (CIMMYT) da Índia; Chinese Academy of Agricultural Sciences (CAAS) da China; Kenya Agricultural and Livestock Research Organisation (KALRO) do Quênia; Grains Research and Development Corporation (GRDC) da Austrália, entre outras

FONTE: Letícia Santin – ESALQ/USP

0

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *