Home TV Attalea Canal Café Drª Thaís Ramalho Bean (FAZU) explica o trabalho de sequenciamento do genoma do vírus da Mancha-Anular

Drª Thaís Ramalho Bean (FAZU) explica o trabalho de sequenciamento do genoma do vírus da Mancha-Anular

Drª Thaís Ramalho Bean (FAZU) explica o trabalho de sequenciamento do genoma do vírus da Mancha-Anular
30
0

O Coffee ringspot vírus (CoRSV) conhecido popularmente como vírus da Mancha-Anular do Cafeeiro é uma virose originária do Brasil e foi descrita pela primeira vez em 1938 no Estado de São Paulo.

O vírus da Mancha-Anular é transmitido pelo ácaro Brevipalpus phoenicis (Geijskes) (Acari: Tenuipalpidae) e induz sintomas de manchas cloróticas circulares ou irregulares nos frutos, folhas e ramos de plantas de café. Esses sintomas são acompanhados de queda prematura das folhas, ocasionando assim uma diminuição na produtividade devido à redução da área fotossintética da planta.

Além do mais, os frutos infectados possuem pior qualidade de bebida, além de serem mais facilmente infectados por outros patógenos.

A Drª Thaís esclarece que as principais cultivares de café Arábica são suscetíveis ao vírus da Mancha-Anular do Cafeeiro, que está presente em todo território nacional. “Estima-se ainda que as mudanças climáticas terão um impacto negativo no suprimento global de café, não apenas em termos de impacto ambiental, mas também influenciando o surgimento de pragas e patógenos emergentes, como o CoRSV”, completa.

Créditos das Imagens: Stephaní Rodrigues (FAZU)
Assessoria de Imprensa: Daniela Miranda (FAZU)

www.fazu.br

Criação: Leon Produtora
felipe@leonprodutora.com.br

30

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *